terça-feira, 30 de setembro de 2014

- Baía de Castelhanos



A Praia de Castelhanos é um refúgio para quem está em busca de um lugar sossegado. A baía é ponto de partida para as trilhas que levam a cenários quase desertos, devido ao difícil acesso. Entre eles: a Praia de Castelhanos, que possui dois quilômetros de extensão, ondas fortes, areia prateada e riachos cristalinos. Localizada no Litoral Norte de SP, a Baía de Castelhanos faz parte de Ilhabela, o único município–arquipélago marinho brasileiro, com 36km de praias e 365 cachoeiras.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Praia de Jericoacoara

.
Também conhecida como Jeri, já foi eleita a praia mais bonita do Brasil e uma das 10 mais belas do mundo pelo The Washington Post. A praia de Jericoacoara é parte integrante do Parque Nacional, que fica no município de Jijoca de Jericoacoara no Ceará, que conta ainda com a beleza da Praia da Canoa Quebrada - Aracati, localizada a 166 km de Fortaleza. A praia possui um clima estável de 27º a 30 ºC durante todo o ano. Sua paisagem é decorada por magníficos coqueiros, falésias e lagoas entre as enormes dunas de areia.

domingo, 28 de setembro de 2014

Cultura de salvador

A  Bahia tem uma cultura muito diversificada dentro do Brasil. Também tem um belíssimo acervo muito rico de obras arquitetônicas e religiosas em Salvador. Tem as  mais típicas manifestações culturais populares, assim como a música cujo gênero musical é o Axé,  que surgiu por volta dos anos 80, nas manifestações populares do carnaval de Salvador, cuja sua mistura é o  maracatu, frevo, reggae, forró e calipso.  O termo  “Axé” vem da saudação religiosa do Candomblé  e Umbanda que quer dizer energia positiva
A dança também provém dos negros africanos, praticada no “samba de roda”, denominada  capoeira, com seus  movimentos ágeis, que mexe o corpo todo,  mistura de dança e de luta. O maculelê segue o mesmo rítimo da dança   agregada na dança com bastões e facão.  A diferença entre as outras lutas é que a capoeira tem todo aquele toque mágico,  pois a  música vem dos instrumentos artesanais como o berimbau, pandeiro e atabaque. A dança de roda foi o que deu origem para o samba dos cariocas.
O Candomblé  é uma das mais fortes expressões culturais baianas.  Esta religião faz parte da história, está no sangue do povo. É possível assistir à cerimônias religiosas tradicionais nos terreiros de candomblé , participando também das homenagens divinas aos santos como Iemanjá, Ogun ou Xangô. A Bahia é a terra de todos os santos, ritos e mitos.  As suas características próprias, provém da rica miscigenação entre índios, o português colonizador e o negro da Angola, que foi feito escravo durante muito tempo.
candomblé em Salvador

Capoeira em Salvador


sábado, 27 de setembro de 2014

A Gastronomia de Salvador e da Bahia

A gastronomia baiana, tão conhecida e elogiada, foi influenciada pela mistura das raças que colonizaram esse estado. Nela há influência indígena, portuguesa e africana. O legítimo prato baiano leva dois ingredientes: o azeite de dendê e a pimenta. As receitas são sempre picantes, coloridas e aromáticas. Antigamente, os pratos eram feitos como oferendas para os santos, costume trazido à Bahia pelos africanos.
Vir à Bahia e não provar um acarajé é como não ter estado aqui. E assim como o acarajé existem muitos outros pratos típicos, feitos com a mistura dos peixes e picantes, e todos feitos com a exatidão do tempero baiano.
São pratos típicos da Bahia: o bobó de camarão, diversos tipos de moquecas, sarapatel, buchada de bode, vatapá e caruru. Mas lembre-se, prove com moderação, pois como dizem os baianos: "É forte meu rei!!!"




sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Praia do Farol da Barra


A praia do Farol da Barra, é uma praia que possui muitas pedras, não sendo muita frequentada por banhistas e sim para a prática de surf, pois é uma praia com muitas ondas.
Também está situada no bairro da Barra de Salvador, é a 2ª praia deste bairro. Ela está juntamente com a Fortaleza de Santo Antônio, tão conhecida como o famoso , onde está localizado o Museu Náutico da Bahia, a praia termina no Morro do Cristo, com imagem do Cristo Redentor, esta parte da praia é ideal para a pratica de surf.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Milão


Uma das cidades mais famosas e visitadas da Itália são milhares os seus atrativos turísticos. Das passarelas de um dos eventos de moda mais famosos do mundo aos afrescos pintados por gênios dentro das igrejas, o visitante terá muito que admirar na cidade. Em Milão está a Santa Ceia de Leonardo da Vinci, o Estádio San Siro/Giuseppe Meazza, as estátuas do Duomo, os restaurantes de Navigli, o teatro Alla Scala, o Castelo Sforzesco. Um passeio por suas ruas envolve altas doses de religião, futebol, arte, gastronomia e história.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Museu da História da Inquisição do Brasil-BH

Criado e mantido pela Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição, o Museu da História da Inquisição é o primeiro do tipo no Brasil e foi inaugurado em 2012. O acervo conta com painéis, gravuras, documentos, livros, objetos antigos do século XVI a XIX, pinturas de artistas como Francisco Goya e Bernard Picart e réplicas de alguns equipamentos de tortura em tamanho real como o garrote, pôtro e polé. ambém oferece sistema de multimídia para apresentação de filmes e documentários sobre a história da inquisição. Além disso, o público poderá usar computadores para pesquisar sobrenomes dos judeus cristãos-novos conhecidos como anussim ou marranos.










terça-feira, 23 de setembro de 2014

PRAÇA DA LIBERDADE-BELO HORIZONTE

A Praça da Liberdade não é apenas um cartão postal de Belo Horizonte. Hoje é o maior complexo cultural do Brasil com 12 equipamentos abertos - serão 17, em breve. Além disso, o visitante também pode conferir outros três espaços próximos: o Centro Cultural Minas Tênis Clube, a Casa Una de Cultura e o Cinema Belas Artes.

Além de representar grande valor simbólico e arquitetônico da cidade, a região concentra, em poucos quarteirões, locais que expõem grande parte da diversidade da cultura mineira e da arte produzida e reconhecida mundialmente.





domingo, 21 de setembro de 2014

RIO DAS OSTRAS-RJ

Um lugar de natureza exuberante. A jovem cidade de 115 mil habitantes é uma das que mais crescem no Brasil. A natureza foi generosa com Rio das Ostras. Suas 15 praias encantam pela preservação e infraestrutura. O visitante encontra águas calmas e ideais para banhos. Mas, quem prefere emoções radicais pode contar com praias perfeitas para o surfe. Aliás, quando o assunto é praia Rio das Ostras tem opções para todos os estilos e o sol brilha pelo menos 300 dias por ano. 


Rio das Ostras é uma cidade cheia de histórias e encantos naturais. Sua memória está na essência da cultura dos antigos povos que habitavam a região há milhares de anos.  As praias que desenham sua costa são os atrativos mais procurados pelos turistas que chegam diariamente à cidade. As áreas de preservação do município provam que é possível crescer, preservando o meio ambiente. 



MONUMENTO DOS COSTÕES ROCHOSOS


O Monumento Natural dos Costões Rochosos, é uma extensa faixa de rochas compreendida entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia. Foi transformada em reserva ecológica pela prefeitura e possui grande riqueza de fauna e flora, além de uma bela vista do nascer do sol.


POÇO DE PEDRAS


Construído pelos escravos em meados do século XVIII, o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição serviu como marco para a construção da cidade de Rio das Ostras. 

Registros históricos indicam que o poço era utilizado pelos antigos navegadores que cruzavam a Baía Formosa e aportavam no cais do morro do Limão (atual Iate Clube) para que a tripulação pudesse ter água potável. 

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

GRAMADO-RIO GRANDE DO SUL

Gramado, é provavelmente o maior destino turístico do Rio Grande do Sul. Pequena, bonita e charmosa, a cidade investe constantemente em atrações, ajardinamento, embelezamento, sinalização e tudo mais que possa incentivar sua principal fonte de renda, o turismo. Com arquitetura peculiar, Gramado tem ares europeus que misturam um pouco da colonização alemã, um pouco da italiana e até mesmo da suíça
















Turismo em Gramado


Uma rede hoteleira que vai desde os requintados hotéis cinco estrelas até as mais românticas pousadinhas cercadas de verde é, certamente, um dos grandes atrativos do turismo em Gramado. Somado a ela, restaurantes típicos, galeterias,casas de fondue e os famosos Cafés Coloniais que servem aos visitantes o melhor da cozinha colonial e internacional.

 Igrejas de Gramado (São Pedro e do Relógio)

A religiosidade característica dos imigrantes italianos e alemães legou a Gramado belas igrejas. Duas delas se destacam na paisagem urbana, ficando a poucas quadras uma da outra. A mais conhecida é a Igreja São Pedro, que fica na Avenida Borges de Medeiros – a principal rua de Gramado. Toda em pedra basáltica em meio a um pátio ajardinado, a Igreja São Pedro (1942) é um ponto de referência para moradores e turistas. O acesso ao templo é livre e as missas são realizadas com regularidade, basta consultar o calendário paroquial.



Lago Negro

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Gramado, o Lago Negro é possui um cenário bucólico e romântico. Com águas profundas, escuras e calmas, cercados de pinheiros, hortênsias e azaléias, o lago pode ser contornado em agradáveis caminhadas ou num passeio de bicicleta. Suas margens são locais ideais para um piquenique. Dentro da água, charmosos pedalinhos conferem um ar muito decontraido ao local.




Centro de Gramado (Rua Coberta e Praça Major Nicoletti)

Característico das cidades pequenas, tudo em Gramado parece girar em torno de sua principal avenida, a rua Borges de Medeiros. O burburinho se espalha pelos cafés, lojas charmosas, casas de chocolate onde se encontra gente indo e vindo pelas calçadas bem cuidadas com canteiros de flores. Um lugar, contudo, merece destaque especial: a Rua Coberta que liga a Avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. Neste espaço muito usado para eventos e exposições, há comércio de roupas e acessórios, restaurantes, cafés e lojas de souvenirs. Aquecida por campânulas no inverno e oferecendo um pouco de sobra no verão, a Rua Coberta é sempre uma boa pedida.





quinta-feira, 18 de setembro de 2014

FLORENÇA-ITÁLIA

A cidade de Florença ou Firenze é a capital (capoluogo) da região da Toscana na Itália.
Possui mais de 370 mil habitantes em uma extensão de 102 km².
Chamada também de Firenze (em italiano), a cidade teve e tem ainda hoje, grande importância para a cultura e a arte italiana.
Foi importante inclusive, na segunda metade do século XIX, quando definiu-se o idioma oficial italiano.




Catedral de Florença

Construída entre 1296 e 1461, é também conhecida como Duomo. O plano inicial, de raiz gótica, da autoria de Arnolfo de Cambio, incluía já a grande cúpula. Apesar dos poucos vestígios góticos, conserva-se a decoração das paredes com mármores incrustados, as fachadas setentrionais e o campanário. O batistério, de desenho românico, é um prisma octogonal com cúpula em pirâmide. O seu revestimento, com placas de mármore, revela uma inspiração clássica. O objetivo da sua construção era ultrapassar, em magnificência, o batistério de Pisa. São vários os artistas de nomeada que participaram nesta grandiosa obra. É o caso de Giotto, nomeado diretor das obras da catedral em 1334, ou de Ghiberti, que ganhou o concurso para as portas de bronze do batistério, com um baixo relevo de inspiração gótica. Também Donatello trabalhou na escultura da catedral, nomeadamente no campanário. Mas o ex-líbris desta obra é a cúpula (1420-1436), da autoria de Brunelleschi , que também riscou a lanterna, só concluída na segunda metade do século XV. A cúpula octogonal foi erguida sobre uma rede de nervuras recortadas em oito círculos concêntricos. Esta técnica foi concebida por Brunelleschi para poder elevar a estrutura sem as tradicionais tábuas de madeira, cuja utilização era aqui impossível dado o diâmetro do tambor. A técnica de construção consistiu na utilização de pedra e tijolo, dispostos em espinha de peixe, convergindo para um centro único, obtendo-se uma curvatura em "quinta parte". Deste modo o autor conciliou a técnica gótica de nervuras e as estruturas da arquitetura romana.Juntamente com a Basílica de S. Lourenço e os palácios Pitti, Médici-Riccardi e Uffizi, faz parte do centro histórico de Florença, local classificado Património Mundial pela UNESCO em 1982.



Centro Histórico de Florença


Construído sobre a cidade romana, o centro histórico de Florença pode ser melhor descrito como um baú de obras de arte e arquitetura. Definido pelas muralhas do século XIV e construído graças ao negócio enorme e poder económico que atingiu Florença, os dois séculos sucedendo foram idade de ouro de Florença. O foco espiritual da cidade é a Catedral Piazza de Santa Maria del Fiore, com o campanário de Giotto, de um lado e o batistério de São João na frente, com os portões do Paraíso por Lorenzo Ghiberti. Indo norte daqui, um vem através do Palazzo Medici Riccardi-por Michelozzo e Basílica de St Lawrence por Brunelleschi, com as sacristias no interior, projetado por Donatello e Michelangelo. Mais sobre são o Museu de St Mark do, com obras-primas do Fra Angelico, a Galleria dell’Accademia com “David” de Michelangelo em (1501-4) e Piazza Santissima Annunziata com o Lodge do Santo inocentes por Brunelleschi. No lado sul da catedral é o centro político e cultural de Florença, com o Palazzo Vecchio e da Galleria degli Uffizi nas proximidades. Perto estes são o Museu del Bargello e a Basílica da Santa Cruz. Do outro lado da Ponte Vecchio é o Oltrarno trimestre, com o Palácio Pitti e os jardins de Boboli. Ainda em Oltrarno, menção deve ser feita da Basílica do Espírito Santo por Filippo Brunelleschi e a Igreja carmelita, com seus afrescos de Masolino, Masaccio e Filippino Lippi. A oeste da Catedral estão o imponente palácio Strozzi e a Basílica de Santa Maria Novella, sua fachada desenhada por Leon Battista Alberti.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

HOLAMBRA

Única estância turística da Região Metropolitana de Campinas, Holambra é um dos mais concorridos roteiros turísticos de São Paulo. A beleza e diversidade de suas flores, aliada à forte influência da colonização holandesa na arquitetura e gastronomia local, transformaram essa aconchegante cidade num incomparável pedacinho da Holanda em terras tropicais.




 A Exposição de flores acontece em setembro, e divulga também a cultura Holandesa, com direito a comida típica e venda de tamancos de madeira. O ponto alto da visita é a Chuva de Pétalas que acontece no final do dia, com mais de 18 mil rosas!






segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Lugares lindos em Paris

Torre Eiffel
 

O melhor ponto para se observar e tirar fotografias da Torre Eiffel é partindo dos jardins e espelhos d’água do Trocadeiro. No verão, turistas descolados de todo o mundo costumam tomar banho no chafariz, como menino de rua da Praça da Sé! Resista à tentação de "escalar" a torre, se estiver lotada. É puro sofrimento. Paris vista do tão alto é decepcionante, principalmente porque seu mais belo cartão postal - a torre Eiffel - não pode ser vista do alto de si mesma


Bateau Mouche 



Passeie de Bateau Mouche sob as pontes de Paris. Certifique-se de que o bateau passe sob o (ponte é masculino em francês) Pont Mirabeau, a mais bela e fora de mão de Paris

Museu do Louvre



. Com uma coleção de 300 mil obras de arte, é o maior e um dos mais antigos museus do mundo. Morada dos reis franceses entre os séculos 13 e 18, hoje é um grande cartão de visita da cidade. Tenha paciência e dispute lugar com as centenas de outros turistas para ver a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia e o retrato mais famoso do mundo, La Gioconda, ou Monalisa, de Leonardo da Vinci. O Código de Hamurabi, que instituiu a lei do "olho-por-olho" na Mesopotâmia antiga, também é imperdível. 

La Villette






La Villette possui o maior centro de exposições de ciências naturais do mundo, com mostras interativas e passeios pelos vários ramos científicos.


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Jerusalém


Jerusalém

Jerusalém, é a capital declarada de Israel e sua maior cidade tanto em população quanto área, com 732 100 residentes em uma área de 125,1 km² ou 49 milhas quadradas. 
A cidade sagrada de Jerusalém possui cerca de 3 mil anos de história e é o centro espiritual das três principais religiões monoteístas: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. Possui numerosos pontos históricos e vários santuários. A cidade recebe peregrinos de todo o mundo.

Domo da Rocha, o monumento islâmico mais antigo e sagrado de Jerusalém, construído no século 7. A crença islâmica professa que Maomé ascendeu aos céus a partir desse local. Na tradição judaica, o local teria sido onde Abraão preparou o sacrifício de Isaac.




Muro das Lamentações em Jerusalém. É um local sagrado para os judeus, onde eles rezam e fazem pedidos escritos em pequenos pedaços de papel, que são colocados nas frestas das pedras. 

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Jamaica

As praias na Jamaica são realmente espetaculares, desde enseadas reservadas e privadas até a mundialmente famosa faixa de Negril. todos se encantam só com o calor sedutor do sol que está sempre presente e as bebidas tropicais exóticas degustadas a frente do imenso mar. No entanto, o Sandals surpreende oferecendo não somente uma praia extravagante, como também, o perfeito resort de luxo criado apenas para casais.


Região de Montego Bay

Com arquitetura incomum e pitoresca que se combina perfeitamente com as instalações mais modernas, Montego Bay, a segunda maior cidade da Jamaica, permite que os visitantes mergulhem no centro de uma cidade vibrante do Caribe. Passe parte de suas férias na Jamaica admirando e maravilhando-se diante dos edifícios georgianos ou, à tarde, passeie num mercado tradicional. Cores vívidas, atividade e alegria estão por toda parte em Montego Bay, um convite a mergulhar no aconchego e participar da diversão.

Região de Ocho Rios

Localizada aproximadamente no centro do litoral norte da Jamaica, Ocho Rios apossou-se de uma variedade incrível de dons naturais e humanos – um belo lugar para tirar férias na Jamaica. Cercada pela vegetação exuberante, que desce das montanhas até as praias espetaculares e solene das famosas Dunn's River Falls, a cidade vibra com energia própria. Ela também tem Fern Gully, oito quilômetros sinuosos de cânion pouco profundo, o herdeiro de um rio que secou, agora lar de 500 espécies de samambaias e espécies da flora tropical que praticamente não são encontradas fora da floresta tropical.




Região de Negril

Viver de acordo com os ritmos verdadeiros da ilha em Negril
Assim, apaixonado pela natureza generosa, o edifício mais alto não pode competir com as palmeiras por toda parte, Negril incorpora o estilo de vida mais descontraído. imagine sete milhas de praia de areia branca incrivelmente sedosa e oito milhas de penhascos pontilhados por excêntricos orifícios de abeberação e lugares para comer durante as suas férias com tudo incluído na Jamaica. Raffiguratevi tudo isso com vista para algumas das águas turquesas mais belas do mundo. Então, adicione os pores de sol mais espetaculares que você já viu quando o sol mergulha no mar na extremidade ocidental. da Jamaica.