Os primeiros a chegarem á região onde hoje se encontra Patrocínio, foram o bando de Lourenço Castanho Taques, na segunda metade do século XVII. A partir daí, vieram outros e o município foi crescendo. Em 1804 foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio, que viria a dar nome à cidade.
Patrocínio ainda conserva alguns de seus casarões do século XVIII. O Casarão da Casa de Cultura e a Casa da Família Aguiar são os mais conhecidos. O Museu Professor Hugo Machado, a Feira de Artesanato e Cultura de Patrocínio e o Kartódromo Felipe Massa fazem parte dos atrativos culturais do roteiro.
Patrocínio tem como base econômica a agropecuária. O café é a sua principal cultura, o que faz com que o município seja considerado o maior produtor e exportador do genuíno café do cerrado, com mais de 110 milhões de covas plantadas numa área de aproximadamente 29 hectares e uma produção de 672 mil sacas de café.
O Turismo de Negócios é o ponto forte do município e que atrai cada vez mais a atenção do Brasil e do mundo.
Turismo
Em Patrocínio pode-se ver belas praças. As principais são Monsenhor Tiago – Matriz - Santa Luzia e Honorato Borges. A cidade se desenvolveu em volta das mesmas, principalmente o comércio local, desde os primeiros anos de existência do povoado, que originou Patrocínio. A infra-estrura hoteleira oferece mais de 1.000 leitos, num total de 14 hotéis.
A Serra do Cruzeiro é o ponto mais alto em torno da cidade, constituída de uma longa cordilheira, de rara beleza pelo contorno das curvas de altos e baixos, onde a vegetação de serra completa a paisagem de um dos mais belos pontos turísticos do nosso município. Em 1994, foi erguido, no ponto mais alto da Serra do Cruzeiro e bem em frente à cidade, a estátua do Cristo Redentor. Cem peças compõem a estátua do Cristo, montada uma a uma, num verdadeiro trabalho artesanal. Inaugurada em outubro de 1994, em cerimônia religiosa celebrada pelo Padre Marcus Vinícius Maciel e com a presença de autoridades e do povo, a estátua do Cristo Redentor, passou a ser um ponto de referência e atração turística de Patrocínio.
Casa da cultura
O Museu “Professor Hugo Machado da Silveira”, será reorganizado e montado no casarão da Praça Monsenhor Thiago, local onde foi a sede da Prefeitura de Patrocínio e posteriormente Casa da Cultura. Além do acervo patrimonial que já possui, serão incorporados ainda material de personalidades patrocinenses que contribuíram para
o progresso de Patrocínio. Segundo Priscila Magalhães de Queiroz, presidente da Fundação Casa da Cultura “Odair Oliveira” o acervo de objetos será acondicionado em expositores com proteção transparente e serão separados em seções. A pinacoteca e o acervo fotográfico serão expostos no salão principal. Qualquer patrocinense que queira doar algum objeto, ou documento histórico poderá fazê-lo procurando a Fundação Casa da Cultura
Cristo Redentor da Serra do Cruzeiro
Fonte Luminosa da Praça Santa Luzia
Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio
Igreja Santa Luzia
Nenhum comentário:
Postar um comentário