quinta-feira, 31 de julho de 2014

Patrocínio MG


Os primeiros a chegarem á região onde hoje se encontra Patrocínio, foram o bando de Lourenço Castanho Taques, na segunda metade do século XVII. A partir daí, vieram outros e o município foi crescendo. Em 1804 foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio, que viria a dar nome à cidade.
Patrocínio ainda conserva alguns de seus casarões do século XVIII. O Casarão da Casa de Cultura e a Casa da Família Aguiar são os mais conhecidos. O Museu Professor Hugo Machado, a Feira de Artesanato e Cultura de Patrocínio e o Kartódromo Felipe Massa fazem parte dos atrativos culturais do roteiro.
Patrocínio tem como base econômica  a agropecuária. O café é a sua principal cultura, o que faz com que o município seja considerado o maior produtor e exportador do genuíno café do cerrado, com mais de 110 milhões de covas plantadas numa área de aproximadamente 29 hectares  e uma produção de 672 mil sacas de café.
O Turismo de Negócios é o ponto forte do município e  que atrai cada vez mais a atenção do Brasil e do mundo.



Turismo

Apesar do município oferecer uma vasta variedade de opções turísticas, fazendas antigas, cachoeiras, Espaço Cultural, as trilhas para motocross, locais próprios para esportes radicais, entre outros, não existe uma estrutura organizada para que se possa explorar essas potencialidades. Mas ações efetivas muito em breve estarão sendo direcionadas para que este potencial passe a ser explorado.
Em Patrocínio pode-se ver belas praças. As principais são Monsenhor Tiago – Matriz - Santa Luzia e Honorato Borges. A cidade se desenvolveu em volta das mesmas, principalmente o comércio local, desde os primeiros anos de existência do povoado, que originou Patrocínio. A infra-estrura hoteleira oferece mais de 1.000 leitos, num total de 14 hotéis.
A Serra do Cruzeiro é o ponto mais alto em torno da cidade, constituída de uma longa cordilheira, de rara beleza pelo contorno das curvas de altos e baixos, onde a vegetação de serra completa a paisagem de um dos mais belos pontos turísticos do nosso município. Em 1994, foi erguido, no ponto mais alto da Serra do Cruzeiro e bem em frente à cidade, a estátua do Cristo Redentor. Cem peças compõem a estátua do Cristo, montada uma a uma, num verdadeiro trabalho artesanal. Inaugurada em outubro de 1994, em cerimônia religiosa celebrada pelo Padre Marcus Vinícius Maciel e com a presença de autoridades e do povo, a estátua do Cristo Redentor, passou a ser um ponto de referência e atração turística de Patrocínio.


Casa da cultura
O Museu “Professor Hugo Machado da Silveira”, será reorganizado e montado no casarão da Praça Monsenhor Thiago, local onde foi a sede da Prefeitura de Patrocínio e posteriormente Casa da Cultura. Além do acervo patrimonial que já possui, serão incorporados ainda material de personalidades patrocinenses que contribuíram para
o progresso de Patrocínio. Segundo Priscila Magalhães de Queiroz, presidente da Fundação Casa da Cultura “Odair Oliveira”  o acervo de objetos será acondicionado em expositores com proteção transparente e serão separados em seções. A pinacoteca e o acervo fotográfico serão expostos no salão principal. Qualquer patrocinense que queira doar algum objeto, ou documento histórico poderá fazê-lo procurando a Fundação Casa da Cultura


Cristo Redentor da Serra do Cruzeiro

Fonte Luminosa da Praça Santa Luzia

Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio

Igreja Santa Luzia





Nenhum comentário:

Postar um comentário