A Praça dos Três Poderes
Composta por órgãos federais representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a Praça dos Três Poderes foi projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Lá estão localizados o Palácio do Itamaraty, o Palácio do Planalto, o Palácio da Justiça, o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional, o Panteão da Liberdade e Democracia e o Espaço Lúcio Costa. Abriga ainda as esculturas “Os candangos”, de Bruno Giorgi; “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti; e “O pombal”, de Oscar Niemeyer.
Palácio da Justiça.
Os edifícios da praça transmitem a sensação de que se fundem com o céu. O Congresso Nacional é a sede do Poder Legislativo. Projetado por Oscar Niemeyer, é o cartão-postal da capital do país. No conjunto arquitetônico, com design pouco comum, o destaque são as duas abóbadas, que representam os plenários da sede do Legislativo. As duas conchas, uma côncava – a do Senado Federal – e a outra convexa – a da Câmara dos Deputados – simbolizam o poder e a relação de contrapesos implícita no sistema bicameral.
Completam o conjunto dois prédios verticais, na forma da letra H, onde funciona a parte administrativa das duas casas legislativas. Com o passar do tempo, outras salas e gabinetes foram sendo construídos para abrigar os componentes do governo.
O Supremo Tribunal Federal, sede do Poder Judiciário, é uma joia arquitetônica que parece estar solta no ar. O edifício-sede foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 21 de abril de 1960. Compõe-se de três pavimentos. No primeiro, há duas entradas: a principal para receber convidados e o público em geral e, no lado oposto, a privativa, para ministros e funcionários da casa. Há também um hall ladeado pelos bustos de estadistas e juristas nacionais e pela tela “Os bandeirantes de ontem e de hoje”. Na sua frente localiza-se a escultura “A Justiça”. O Salão Nobre, o Salão Branco e o painel de Athos Bulcão são os grandes destaques do lugar.
Os três poderes
Na Praça dos Três Poderes, reúnem-se os três poderes supremos da República: o Judiciário, o Legislativo e o Executivo.
Escultura "A Justiça", de Alfredo Ceschiatti, que se localiza-se em frente ao Supremo Tribunal Federal, sede do Poder Judiciário.
Prédio do Congresso Nacional, sede da Câmara e do Senado.
Localizado no subsolo da Praça dos Três Poderes, o Panteão da Liberdade e da Democracia foi idealizado como um espaço para homenagear os heróis nacionais e construído entre 1985 e 1986 com recursos da Fundação Bradesco. Um dos monumentos mais populares, chega a receber mais de 1.000 visitantes por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário