terça-feira, 19 de agosto de 2014

Culinária carioca

As comidas tipicamente cariocas estão muito ligadas às receitas da culinária portuguesa, que foram adaptadas a realidade deste estado. Por quase dois séculos, de 1763 a 1960, a cidade foi a capital de Portugal e perpetuou, majoritariamente, a influência do gosto e tradições lusas na nossa comida.
Um opção muito carioca e muito tradicional são os pratos a base de bacalhau, uma óbvia e deliciosa herança portuguesa que se estende até hoje sem muitas alterações. Aliás, existem muitos restaurantes especializados em servir bacalhau em todo o Rio de Janeiro. E, para quem não sabe o que pedir, comece com um delicioso bolinho de bacalhau, que fica super bem acompanhado com umas gotinhas de azeite!
 Os quitutes de boteco, com seus bolinhos e chopes, fazem companhia aos petiscos vendidos na praia, como o mate e o biscoito de polvilho. Mas, talvez, a mais carioca de todas as comidas seja a feijoada, tão querida em todo o estado. A feijoada carioca tem que ser com feijão preto e levar várias partes do porco (do focinho ao rabinho, vai quase tudo!). De acompanhamento, arroz branco e aquela farofa caprichada! A feijoada é tão típica que toda a quadra de escola de samba serve a iguaria pelo menos uma vez ao ano. E tem coisa melhor que feijoada e samba?

Bacalhau carioca

Picadinho carioca


Feijoada carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário